14 de julho de 2008

1ª Rodada - Falando sobre Musica

Ora bem antes de mais nada é um prazer fazer parte deste Blog, quero agradecer á senhora Marta Pragosa por me ter apresentado e metido uma foto mesmo feia, não que eu tenha alguma bonita, mas sim obrigado Marta. =)
Então escusado será dizer que me chamo Luís Oliveira, venho da Batalha e que gosto de tremoços.

Bem eu para o meu primeiro Post escolhi o tópico de “Música”, afinal todos ouvimos e gostamos de música, ela liberta algo dentro de nós que nos descontrai, alguma dela até nos stressa, umas fazem-nos chorar, dançar, cantar sei lá tanta coisa! Eu sinceramente acho que as músicas que ouvimos reflectem um pouco quem somos.

A música é então um elemento mesmo muito importante da nossa vida. Posso até afirmar, eu que produzo… Vá, eu que tento produzir música, digo que é bastante reconfortante criar uma melodia que se aprecie e depois ter o trabalho de a tentar juntar a outras de modo a criar uma música torna-se algo único e deveras gratificante.
E como sei que isto é um assunto bastante interessante vou expressar a minha opinião sobre a indústria musical portuguesa.


Bem Portugal como sabemos é um país de enorme cultura musical até temos instrumentos apenas nossos, como é o caso da Guitarra portuguesa ou até a Gaita-de-foles galega, possuímos estilos musicais só nossos é o caso do nosso nobre e honroso Fado, e talvez o Pimba. Nos últimos anos temos sido invadidos pela música estrangeira e o resultado disso foi de certo modo a queda desses estilos musicais que tanto representam o nosso país, contudo também temos de reconhecer que sem essa invasão não teríamos;
UHF, Xutos & Pontapés, GNR entre bastantes outros. Foram todas realmente pérolas do rock nacional. Contudo chegando a 2000 começamos a ver a quebra desse poder desse sentimento que sentíamos com as bandas nacionais, não estou a denegrir bandas nacionais actuais como, os Clã, o David Fonseca entre outros, estou sim a denegrir a indústria musical portuguesa.
Em Portugal assistimos então ao denegrir do “Talento” como principal medida de avaliação nas bandas, ao invés vemos agora ascenderem aos tops nacionais bandas totalmente comerciais, posso dar como exemplo, os Ex-DZR’T, atenção não quero ofender os membros da banda ou os fãs, sim eles tinham músicas que até eram jeitosas á vista de alguns, mas sim foram uma banda totalmente comercial, afinal a banda apareceu do nada com os morangos com açúcar, e o nome da banda era a junção das primeiras letras dos nomes das personagens que eles representavam nos morangos, não sei se as alcunhas já vêem de trás se vierem peço desculpa.
Outro exemplo extremamente comercial é a famosa Luciana Abreu ou “Floribela” se quiserem, mas nem é o facto de não merecer nem por nada ser uma cantora famosa que é mau, o que me mete mesmo frustrado é bandas ou cantoras como a floribela chegarem aos tops enquanto outros excelentes músicos contam os cêntimos. O que quero salientar é a tristeza que é em Portugal haver tão bons artistas e apenas alguns chegarem ao topo, e maior parte deles devido a favores e não a mérito próprio. Acho que isto é algo muito triste no mundo da música nacional.

Temos o caso de Norberto Lobo um óptimo guitarrista nacional, um óptimo musico e que até agora eu nem sequer tinha ouvido falar nele se não fosse um colega meu. Podem ouvir aqui:





Temos muitos outros casos, mas vá não estou a querer deitar abaixo ou denegrir as bandas famosas nacionais eu aprecio muito Clã, David Fonseca, Tara Perdida entre muitos outros, e sim acho que Boss Ac, Da Weasel mereceram a fama que receberam, não sou um fanático de rock nem qualquer coisa que se pareça a isso. Contudo acho que percebem o que quero dizer.

O mundo da música é injusto, em Portugal tristemente isso continua a demonstrar-se, contudo também embora seja triste temos de compreender a escolha das editoras por tentarem editar mais bandas comerciais, afinal é isso que lhes dá dinheiro, com o avanço dos downloads de musicas e afins as editoras perderam verbas muito importantes das vendas de álbuns tornando então compreensível a importância dada a bandas comerciais. Mas não deixa de ser muito mau a demasiada importancia dada a estas bandas...


Mas bem já acabei este copo siga outro senhor barman e pague ali um á senhora Marta.

Luis Oliveira

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, a musica em portugal tem vindo a tornar-se mais comercial do que aquilo que era.

Mas mesmo assim ainda continuamos a produzir musica de qualidade, pelo menos por enquanto.

Quanto a tua foto ser feia acho que isso se deve ao facto de tu seres feio...

Anónimo disse...

Gostei do Texto, concordo com aquilo que escreves-te.
Ate ta a sair uma coisa gira desta especie de blog tua e da marta xD