16 de julho de 2008

2ª Rodada - Como estás (amigo?) ?

Entre um e outro copo passam pessoas, muitas pessoas... umas conhecidas, outras nem tanto. Começamos a pensar no que essas pessoas são para nós, se meras conhecidas, se colegas de escola/trabalho/etc.., se amigos... E ai impõe-se aquela questão, Se ele é meu amigo e mal falo com ele, quem é aquele que falo sempre e tenho uma confiança enorme?
Apercebemo-nos que temos dezenas e dezenas de colegas, colegas que podemos estar diariamente mas que a confiança não se desenvolve, enquanto amigos... amigos temos poucos, mas eu falo por mim que são bons.
Já tive colegas que se tornaram em amigos, já tive amigos que se tornaram em colegas e já tive colegas que já se tornaram em melhores amigos. Já me aconteceu pensar que aquele era meu colega, e no entanto apercebi-me que não era só colega, que era amigo e porquê? Porque quando estava menos bem ele estava lá, nem que fosse para mostrar um sorriso, enquanto os supostos amigos nem sabiam onde me encontrar...
Um colega não passa por uma pessoa que podemos conviver diariamente, mas isso não chega. Falamos sobre qualquer assunto, mas quando é preciso partilhar alguma coisa importante para nós, não o fazemos porque não nos sentimos a vontade com ele. Um colega é um conhecido no qual temos uma relação mais próxima, mas não tanto como a relação dos amigos. Por isso é que digo que tenho muitos colegas, assim como qualquer outra pessoa.
O papel de um amigo é fundamental na vida de uma pessoa. Alguém seria capaz de viver sem amigos? Claro que não. Todos os momentos, conversas e protecção dada por eles, fazem-nos ver que eles são nossos amigos. Crescemos com eles, aprendemos com eles, cometemos erros com eles, fazemos tanta coisa ao longo das nossas vidas com eles que quando eles não estão é comos parte de nós nos faltasse. Um amigo tem a principal função de nos fazer feliz, às vezes pode não partilhar da mesma opinião que nós, ter ideias e filosofias que divergem das nossas, mas no entanto tudo isso é para nós aprendermos que não é so a nossa opinião que conta, e quando ouvimos a do nosso amigo e a respeitamos, estamos a ser amigos, assim como ele foi para nós.
Vivi grande parte da minha vida iludida com o papel de um melhor amigo, não dava o devido valor a esse papel. Hoje reconheço o que é um melhor amigo, pois é aquele que está sempre, cá ou noutra parte do globo, connosco. Quando está fora, apercebemo-nos que ele nos faz falta, às vezes a presença, o sorriso, uma palavra, era tudo o que queriamos naquele momento, pensamos também algumas, ou melhor, muitas vezes "ai se ele(a) estivesse aqui...", pronunciamos "falta aqui a(o) ..." n vezes quando estamos com os nossos amigos em comum e falta a presença dele. Quando está, mesmo que não o tenhamos visto mas sabemos que cá está ficamos a modos que felizes, porque felizes só quando o vemos finalmente. O melhor amigo ou a melhor amiga é aquela pessoa que é como se a conhecessemos desde sempre, onde reina a confiança, o companheirismo, a cumplicidade, onde não há espaço para mentiras nem para desconfianças...
Criam-se dezenas, quiçá centenas, de amizades ao longo da vida, umas duram, outras são efémeras, outras perdemo-as sem lhe darmos o devido valor, outras tornam-se especiais e pensamos que é para toda a vida... Passa imensa gente ao longo da nossa vida, mas só os verdadeiros amigos é que nos marcam e nos vão marcar ao longo dela. Dizer "és importante para mim", "a tua amizade é importante para mim" ou "não te quero perder" são frases que se vão pronunciando às pessoas que realmente são nossas amigas, e não há que ter receio por as dizer, só assim estamos a dar o devido valor aos nossos amigos e estamos a interiorizarmos o que são eles verdadeiramente para nós.
Por último, pensamos como seria se eles, os amigos e o melhor amigo, não estivessem cá... e aí ocorrenos momentos, palavras, abraços, conversas, tudo pelas nossas cabeças... Eu sei o que é perder um amigo, e não é bom, não é saudável. Temos que os preservar, porque como dizia Fernando Pessoa "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos", e aqui, está tudo dito.

E retomamos a conversa, depois de todo este tempo a pensar, com os nossos amigos e companheiros da vida à roda da mesa. Como é bom ter amigos...

Marta Pragosa

3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei martinha... Simplesmente fantastico!

Anónimo disse...

Está memso perfeito amor!

Puses-te me aqui a chorar que nem maria madalena!´
Ta mesmo lindo o texto!

Amo-te minha Amigaa <3

Anónimo disse...

só tu para escreveres coisas tão verdadeiras.. vess, é por isto e mt mais que te admiro tanto.. e fico feliz, porque knd passo por ti ou e vejo de ambas as partes ha um grande manifesto... o que quer dizer que n somos nem nunc seremos simples colegas.. amigas pa sempre (frese mt pronunciada por n sei quem e não sei ondenem sei quando)

amote Amiga



/lagosXD

drika